Unidade do TJAM, que tem como titular o juiz Adalberto Carim, recebeu a Medalha Comemorativa do Sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança.
A Vara do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi homenageada nesta quarta-feira (8) com a Medalha Comemorativa do Sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança, concedida pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) como reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela unidade judiciária em colaboração com o Exército.
“Para nós foi uma honra receber esta Medalha e com alegria a compartilhamos com toda a sociedade amazonense”, ressaltou o juiz Adalberto Carim Antônio, titular da Vemaqa, após a cerimônia realizada na sede da instituição militar, na zona Oeste da capital.
A cerimônia, que também homenageou outras instituições, foi conduzida pelo Comandante da 12ª Região Militar, general de divisão Alberto Mansour, que representou o comandante militar da Amazônia, general do Exército César Augusto Nardi de Souza, na solenidade.
Medalha
A Medalha entregue nesta quarta-feira pelo CMA é outorgada como agradecimento aos grandes e relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. Ela faz alusão à frente aliada formada por Brasil, Argentina e Uruguai, que lutou contra o Paraguai no conflito iniciado em 1864 e finalizado em 1870. O conflito terminou com a vitória dos aliados e a morte do líder paraguaio, Solano Lopes, com grave repercussão econômica para aquele país, que teve de arcar com as dívidas geradas pela investida fracassada. Em relação ao Brasil, a disputa internacional de seis anos teve um saldo de cem mil mortes e muitos heróis, entre eles, Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.
O Comando Militar da Amazônia (CMA), que promoveu a solenidade, é composto, atualmente, por mais de 17 mil militares, distribuídos nos Estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. É considerado um Comando Militar de Área estratégico pelo Centro de Operações Terrestres do Exército, devido estar localizado em uma região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição (9 mil quilômetros) e, também, fazer limite com sete países da América Latina.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!