No exercício da Presidência do TJAM, o desembargador Wellington elogiou a iniciativa do órgão ministerial em promover o evento
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Wellington José de Araújo, participou na manhã desta segunda-feira (3) da abertura da 2ª Semana do Meio Ambiente, evento promovido pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). A programação do evento – que destaca temas como Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Desafios do Clima, entre outros –, se estenderá até quarta-feira (5), de 8h30 às 12h, no auditório Carlos Alberto Bandeira, na sede do MP, na zona Oeste da capital. As palestras são destinadas ao público em geral e, ao final, será disponibilizada certificação aos participantes.
O desembargador Wellington Araújo elogiou a iniciativa do Ministério Público do Estado do Amazonas em promover o evento e destacou a importância da preservação do meio ambiente, principalmente para quem vive na Amazônia. “O Ministério Público está de parabéns e o Tribunal de Justiça apoia qualquer iniciativa em relação à preservação do meio ambiente”, disse Wellington José de Araújo.
A procuradora-geral de justiça do MP-AM,, Leda Mara Albuquerque, disse que este é um momento importante de discussão que o órgão promove em torno de um tema que é muito caro à sociedade, sendo imperioso entender a responsabilidade institucional e social diante de uma temática que tem uma relação com qualidade de vida das pessoas.
“Na hora em que o meio ambiente é degradado, as florestas são destruídas , que a nossa água não é aproveitada de forma satisfatória, perde a população. Então, espero que este seja um momento rico de discussão que nos remeta a dias melhores em relação ao meio ambiente e à qualidade de vida do povo”, disse Leda Albuquerque.
O primeiro dia de evento contou com a participação de Maria do Carmo de Souza, representante da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Reaproveitáveis (ACMAR); Ruy Marcelo Alencar, procurador de contas e titular da Coordenadoria do Meio Ambiente do MP de Contas de Amazonas; e Elizabeth Santos, professora da Universidade do Estado do Amazonas. Os participantes receberam mudas de ipê.
Nesta terça-feira, o evento vai ter uma Feira de Produtos Orgânicos Regionais, no estacionamento em frente ao auditório e seguem as rodadas de palestras, com Luciano Loubet, promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul. Finalizando a programação do dia, estará Renato Góes, consultor em regularização fundiário e presidente da Comissão de Reurbanização, Habitação e Moradia Social do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM).
Na quarta-feira haverá palestras do desembargador de Tribunal de Justiça de Estado do Rio de Janeiro, Elton Martinez Leme e dos secretários de Meio Ambiente do Amazonas e do Município de Manaus, Eduardo Taveira e Antônio Nelson Oliveira, respectivamente; bem como um debate mediado pelo promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, idealizador do evento, que vai comentar sobre a proposta do evento.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!