O Preparatório começou no dia 8 de abril deste ano e, a cada semana, os alunos estudam um tema diferente.
A turma do “XIV Preparatório à Carreira da Magistratura” concluiu na sexta-feira (28/6) o décimo módulo do curso, que abordou o tema “Direito Empresarial”. As aulas, iniciadas na segunda (24/6), vêm sendo ministradas pela juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins, da Corte Estadual de Justiça (TJAM). O curso é realizado em Manaus pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e, a cada semana, os alunos participam de módulos com temas diferentes, abordando conhecimentos teóricos, leis, jurisprudências, entre outros assuntos.
Em relação ao módulo desta semana, a juíza Aline Kelly explicou que o tema “Direito Empresarial” é extenso e complexo. “Procurei levar aos alunos os principais pontos da matéria incidentes em provas para ingresso na magistratura, de modo que eles possam se preparar de uma maneira mais objetiva e célere para o concurso pretendido”, destacou.
Ainda segundo a juíza, a Esmam tem uma proposta interessante ao oferecer o curso presencial preparatório para a magistratura. “A maior oferta de cursos no mercado é telepresencial ou integralmente virtual, o que obsta o contato do aluno com o professor, inviabilizando muitas vezes a solução eficiente das dúvidas surgidas durante as aulas, além de tratar de maneira muito genérica as dificuldades que cada aluno tem em sua formação acadêmica, não levando em conta as peculiaridades de cada um para a preparação a essa carreira”, explicou, ressaltando que “a proposta da Esmam é de suma importância neste cenário e merece ser incentivada, a fim de formar bons profissionais”.
A décima-quarta edição do Curso Preparatório à Carreira da Magistratura realizado pela Esmam começou no dia 8 de abril deste ano, com a finalidade de preparar operadores do Direito para o exercício da magistratura. As aulas estão sendo ministradas nas dependências da escola, que funciona no 1.º andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. O curso será concluído em junho de 2020.
O próximo módulo, que começa na segunda-feira, dia 1.º de julho, será sobre Juizados Especiais, com a professora Regina Melo, procuradora federal e membro da Advocacia Geral da União.
Experiência
A magistrada agradeceu o convite da Esmam para ministrar o décimo módulo do Preparatório e disse que a docência é uma profissão cativante. “O que me instiga a me manter atualizada e a me tornar uma melhor profissional”, afirmou. “E, poder ministrar aulas para pessoas cujo objetivo era o mesmo que o meu no passado – a aprovação no concurso da magistratura – me concede a possibilidade de auxiliá-los nesta conquista, o que torna a atividade de docente ainda mais gratificante”, completou a magistrada.
A juíza é titular da 1.ª Vara da Comarca de Manacapuru, interior do Amazonas. Ela também tinha sido aprovada no concurso para juiz substituto de carreira do Tribunal de Justiça do Pará; atuou como assessora de juiz na Corte Estadual de Justiça do Paraná; também foi professora no Curso de Preparação à Magistratura do Núcleo de Foz do Iguaçu da Escola da Magistratura do Estado paranaense.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!