Organizado para acontecer de forma online, em virtude das medidas de prevenção à covid-19, o evento contará com a participação dos dirigentes do TJAM.
Nesta quinta e sexta-feiras (dias 26 e 27/11), acontece o “XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário”, que tem na pauta a aprovação das Metas Nacionais dos segmentos de Justiça para 2021; a premiação do “Selo CNJ de Qualidade 2020” e apresentação de projetos e temas relevantes ao Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) estará representado no evento – que será realizado por videoconferência, por meio da plataforma Cisco Webex – pelo presidente da Corte, desembargador Domingos Chalub; pela vice-presidente, desembargadora Carla Reis; pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge. O diretor da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador João de Jesus Abdala Simões e o diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), desembargador Flávio Pascarelli, também participarão do encontro.
A abertura do evento, marcada para as 10h30 (horário de Brasília) será feita pelo ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela ministra Maria Thereza Assis Moura, corregedora nacional de Justiça. Logo em seguida, às 11h10, ocorre a Conferência Magna do evento, que será proferida pelo ministro Fux e abordará o tema “Combate à corrupção nas instituições públicas”.
Ainda no período da manhã do primeiro dia do encontro nacional, acontecerá, a partir das 11h40 (horário Brasília), o painel “Panorama dos Tribunais Superiores – Resultados alcançados em 2020”, com a participação do ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); da ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST); do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); do ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, presidente do Superior Tribunal Militar (STM).
O período da tarde, das 14h30 às 17h, será destinado à Reuniões Setoriais das Corregedorias e dos Segmentos de Justiça
Premiação
Sexta-feira (27), a programação será retomada às 10h30 (horário Brasília), com a divulgação dos resultados do “Prêmio CNJ de Qualidade”, em mesa presidida pelo conselheiro Luiz Fernando Keppen, com a participação de Gabriela Moreira de Azevedo Soares, diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias.
Às 11h, acontece o Painel “A Justiça 100% Digital e o Centro de Inteligência do Poder Judiciário”, com a apresentação do caso do TJCE – “Programa de Modernização do Poder Judiciário do Estado do Ceará – Promojud”. Participarão desta mesa o conselheiro Rubens Canuto Neto, como presidente; Valter Shuenquener de Araújo, secretário-geral; Marcus Lívio Gomes, secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica; além do desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
ÀS 12h, encerrando a programção, acontece a “Plenária de Anúncio das Metas Nacionais 2021”, que será conduzida pelo ministro Luiz Fux e pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, corregedora nacional de Justiça.
Terezinha Torres
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!