Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Quem nos traz esse ensinamento é a filósofa norte-americana Angela Davis, que ressalta a necessidade de um comprometimento de toda a população no combate à discriminação racial. A arte, aliada às pautas sociais, pode ser um importante instrumento nessa luta por reconhecimento e por respeito aos lugares de fala.

Em atenção ao tema, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM selecionou cinco títulos, entre filmes e séries, para ampliar o repertório de todos na luta contra o racismo.

A Voz Suprema do Blues
Drama. Dirigido por George C. Wolfe, longa é ambientado nos EUA dos anos 1920 e traz Viola Davis na pele da lendária cantora Ma Rainey. Na gravação de um álbum, ela e o ambicioso trompista Levee, interpretado por Chadwick Boseman, entram em conflito com produtores brancos e refletem sobre a exploração de seus talentos. Morto em agosto do ano passado, Boseman está indicado ao Oscar de melhor ator, enquanto Davis concorre como melhor atriz. Disponível na Netflix.

Uma Noite em Miami
Drama. Outro título com indicações ao Oscar, o filme de Regina King faz um recorte da vida de Muhammad Ali, considerado o maior pugilista da história. Sua trajetória desde a juventude e a amizade com Malcom X, Sam Cooke e Jim Brown são resgatados na produção. Disponível no Amazon Prime Video.

Breve Miragem de Sol
Drama. Recém-divorciado, Paulo (Fabrício Boliveira) começa a trabalhar como taxista na noite do Rio de Janeiro. Trabalhando exaustivamente, ele sempre encontra novos rostos que o ajudam a enfrentar a solidão. Com direção de Eryk Rocha, o longa tem um subtexto que trata de questões sociais e referentes às populações mais vulneráveis. Disponível no Globoplay.

Cara Gente Branca
Comédia / Drama. Baseada em filme homônimo, a série acompanha um grupo de alunos negros que enfrenta variadas formas de discriminação em uma universidade norte-americana, com maioria de brancos. Três temporadas tratam do tema de forma crítica e contundente, destacando a necessidade de combater o preconceito. Disponível na Netflix.

Estrelas Além do Tempo
Comédia / Drama. Três talentosas funcionárias da NASA enfrentam o racismo e a misogonia em um contexto de Guerra Fria, nos anos 1960. As amigas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) precisam diariamente provar sua competência e lidar com toda forma de preconceito, no trabalho e na vida pessoal. Disponível no Telecine Play.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *