O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), concluiu nesta sexta-feira (31) a capacitação “Metodologias de atendimentos grupais para autores de violências de gênero”.
Com carga horária de 16 horas e iniciado na última quinta-feira (30), o curso foi ministrado por mestres e doutores e foi direcionado a 35 servidores que atuam no 1º, 2º e 3º Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Juizados Maria da Penha); Vara de Execução de Medidas Penais Alternativas; Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes; Vara de Execução Penal; Juizado da Infância e Juventude Infracional, além da Coordenadoria da Infância e Juventude.
Conforme programação da Eastjam, a capacitação forneceu subsídios para que os servidores possam atuar para colaborar com a Justiça objetivando a ruptura dos ciclos de violência a partir da assimilação das instruções ministradas e o compartilhamento destas com os demais profissionais das Unidades onde atuam.
Ao participar do curso, os 35 servidores tiveram acesso às palestras “Judicialização de Conflitos”, “Masculinidades”, “Metodologias de atendimento para autores de violência de gênero no Brasil” e “Judicialização de conflitos”. Os profissionais também participaram das oficinas “Ferramentas teóricas e técnicas para atendimento e intervenção junto a autores de violência de gênero” e “Técnicas de atendimento grupal para autores de violências de gênero”.
As palestras e oficinas foram ministradas pela doutora em Ciências Sociais, Raquel Wiggers; pela doutora em Ciências/Saúde, Cláudia Regina Sampaio; pelo mestre em Antropologia Social, Natã Souza Lima e pela mestre em Psicologia Social, Camila Félix Barbosa.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!