Atividades, voltadas para magistrados e servidores, serão levadas a todos os fóruns da capital.
Começa na segunda-feira (24), pelo Fórum Ministro Henoch Reis, localizado no bairro de São Francisco, zona Centro-Sul, a programação de Rodas de Conversa, organizada pela Divisão de Serviços Médicos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), como parte da programação da campanha mundial de valorização da vida e prevenção ao suicídio, denominada “Setembro Amarelo”. A atividade, coordenada por psicólogas e psiquiatras, acontecerá na Sala de Coleta de DNA, no Setor Médico do Fórum, a partir das 13h e busca a participação de servidores e magistrados, incluindo os que atuam no Fórum Cível Euza Naice de Vasconcelos, no mesmo complexo.
A campanha – que neste ano elegeu como slogan “Falar é a melhor solução” – tem como objetivo trabalhar a conscientização sobre a prevenção do suicídio, abordando a necessidade de atenção aos fatores psicológicos e transtornos mentais relacionados. As Rodas de Conversa serão levadas a todos os fóruns da capital, numa programação que será desenvolvida durante toda a semana. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Na terça-feira (25), a Roda de Conversa acontece no Fórum Lúcio Fonte de Resende. Na quarta, dia 26, no Edifício Arnoldo Péres. Na quinta, dia 27, no Fórum Azarias Menescal e na sexta, dia 28, no Fórum Mário Verçosa, em Aparecida. Sempre às 13h.
A campanha estará sob a coordenação das psicólogas Sandra Maria Desideri e Aline Ferreira Gomes e da psiquiatra Maria de Nazaré Costa da Silva, que atuam no Serviço Médico do TJAM. “A programação das rodas de conversa é aberta mesmo para servidores e magistrados que atuam em unidades judiciais descentralizadas dos fóruns, como as equipes do Juizado da Infância e Juventude Infracional, o 2º Juizado Maria da Penha, dentre outros, que podem escolher na programação o dia de atividade no fórum mais próximo e participar”, frisou a psicóloga Sandra Desideri.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2011 a 2015, o número de suicídios no Brasil cresceu 12%. É a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos. No Brasil, cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo que, 79% são homens e 21% são mulheres.
Desde o início do mês, o tema vem sendo abordado nas redes sócias do TJAM, numa campanha desenvolvida pela Divisão de Divulgação e Imprensa do Tribunal, sob a orientação do Divisão de Serviços Médicos. A psicóloga Sandra Desideri destaca que 90% dos casos de suicídios podem ser evitados e que a campanha Setembro Amarelo busca justamente trabalhar a prevenção.
Confira a programação das Rodas de Conversa
24/09 segunda-feira – 13:00
Fórum Min. Henoch da Silva Reis
Divisão de Serviços Médicos – Sala Coleta de DNA
25/09- terça-feira – 13:00
Fórum Lúcio Fonte de Rezende
Auditório – térreo
26/09- quarta-feira – 13:00
Anexo Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes
Sala de aula Des. João Pereira Machado Júnior
27/09- quinta-feira – 13:00
Fórum Des. Azarias Menescal de Vasconcelos
Espaço de Conciliação Dra. Rosa Oliveira Gomes
28/09- sexta-feira – 13:00
Fórum Des. Mário Verçosa
Auditório Des. Liana Belém Pereira Mendonça de Souza
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!