Padre Agnaldo Soares Lima participou do encontro, que abordou temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a convite do juiz Luís Cláudio Chaves, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas.

O padre Agnaldo Soares Lima, Sacerdote da Ordem Salesiana de Dom Bosco (SDB), a convite do juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, Luís Cláudio Cabral Chaves, proferiu na terça-feira (23) uma palestra para um grupo de pessoas envolvidas da socioeducação de menores infratores em Manaus. A palestra foi realizada no auditório do Centro de Internação Provisória Dagmar Feitosa, localizado na rua Vivaldo Lima nº 371, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A palestra contou com a presença do juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, Luis Cláudio Chaves; do juiz titular da Vara de Infância e Juventude Infracional, Eliezer Fernandes Júnior e servidores que atuam no sistema socioeducativo, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), medidas do meio aberto, meio fechado e equipes técnicas do Centro de Internação Provisória Dagmar Feitosa, Senador Raimundo Parente e Internação feminino e semiaberto.

O juiz Luis Cláudio Chaves disse que ao saber da presença do Padre Agnaldo em Manaus, logo o procurou poque se trata de uma referência nacional no meio socioeducativo. “O Padre Agnaldo é uma referência nacional. Uma pessoa que é um ícone da Sócio educação no Brasil. Importante convidá-lo pra conversar com a rede porque na área da infância e juventude infracional se trabalha em rede. Não se resolve nada sozinho. Então, tendo uma pessoa com tais qualidades como o padre Aguinaldo se propondo a passar seus conhecimentos para a Rede, só vem abrilhantar ainda mais o trabalho”, disse o magistrado.

O Padre Agnaldo Soares Lima disse que uma surpresa o convite do juiz Luis Cláudio, com um grupo que atua nessa área que todos sabem que é muito difícil, mas, segundo ele, sua fala é sobretudo no sentido de destacar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) oferece e dá a possibilidade de poder fazer uma trabalho de redirecionamento social dos adolescentes infratores.

“Percebo ao visitar esse Brasil que tem nos faltado aplicar o que a lei nos propõe. É preciso fazer uma ação que envolva todo o sistema, com a participação da Segurança Pública, Defensoria Pública, Tribunais de Justiça, Educação, Saúde e Ministério Público. Ou seja: é todo um sistema que tem de vir ao encontro da demanda dos problemas desses adolescentes e não simplesmente a unidade socioeducativa que já é o último estágio, quando ele fica custodiado. Isso é o que falta e o que falha na execução das medidas socioeducativas”, disse o padre Agnaldo Soares Lima.

Padre Agnaldo Soares Lima é o atual Coordenador Nacional da Rede Salesiana de Ação Social (Resas). Padre Agnaldo é formado em Teologia, Filosofia e Pedagogia; e pós-graduado em Educação Social. Ele Atuou na execução de medidas socioeducativas na cidade de São Carlos (SP) de 1998 a 2009. Com o juiz João Baptista Galhardo Júnior, a da Comarca de São Carlos ele idealizou e implantou o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) em 2001.

Além disso ele atuou como Secretário da Secretaria Municipal Especial da Infância e Juventude de São Carlos (SP) de 2005 a 2006. Padre Agnaldo atuou também como Coordenador Geral do SINASE da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de 2011 a 2013. O Padre também é autor de diversos textos especializados na socioeduçaõ no Brasil.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *