A campanha está associada às ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) inicia na segunda-feira (3) uma programação especial como parte da campanha “Dezembro Vermelho”, alusiva ao “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, celebrado em 1º de dezembro. Organizada pelas Divisões de Serviços Médico e de Serviço Social e tendo como público-alvo magistrados, servidores, colaboradores e estagiários da Corte, a programação abrangerá a oferta de serviços de saúde, divulgação de informações favoráveis à qualidade de vida, sensibilização quanto à necessidade de medidas de prevenção e proteção contra o HIV e a importância do enfrentamento a preconceitos que ainda envolvem o tema.
Na segunda-feira (3), a ação acontece na sede do Tribunal, no Edifício Arnoldo Péres, situado no Aleixo. Na quarta-feira, dia 5, os serviços serão realizados no Setor Médico do Fórum Mario Verçosa, localizado na rua Comendador Alexandre Amorim, no bairro Aparecida. Entre os serviços que serão oferecidos estão as testagens rápidas para Sífilis, Hepatites Virais e HIV, assim como ações de dosagem glicêmica e aferição de pressão arterial.
De acordo com a diretora do setor de Serviço Social do TJAM, Fernanda Coelho, a campanha interna alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Aids visa reforçar o alerta sobre a pandemia “A intenção é promover uma ação de conscientização sobre uma das doenças que mais mata no mundo e, da mesma forma, contribuir para repensarmos nossas atitudes para com as pessoas vivendo com HIV, criando um espírito de tolerância social, desconstruindo preconceitos e elevando o nível de conhecimento sobre comportamentos seguros de prevenção”, destacou Fernanda.
A assistente social frisa que o Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em outubro de 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, promove campanhas de apoio à data desde 1988. “Neste ano, portanto, estamos completando 30 anos dessa ação, que tem o importante papel de buscar sensibilizar a população para a necessidade permanente de prevenção à doença e de combate ao preconceito. Avançamos muito no tratamento, mas nunca é demais lembrar que ainda não temos a cura, de tal modo que não se pode deixar de lado a prevenção”, afirmou Fernanda.
A ação que será realizada pelo TJAM tem a parceira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação de Medicina Tropical, Fundação Alfredo da Mata, Hapvida, acadêmicos de medicina Universidade Federal do Amazonas, Pastoral para Apoio da Pessoa com HIV, e RNp (Rede Nacional Pessoas Vivendo com HIV) e Clínica Pulsar.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!