A iniciativa faz parte do projeto “Novos Rumos”, resultado de parceria entre o Tribunal e o CIEE.


Nesta segunda-feira (25), cinco adolescentes contratados por empresas privadas dentro da chamada Cota Social passaram a atuar no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na condição de menores aprendizes. Os cinco jovens serão os primeiros integrantes do projeto “Novos Rumos” pelo qual o TJAM, por meio da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMS) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) pretendem ressocializar e contribuir com a formação de aproximadamente 80 pessoas.

O termo de cooperação técnica do projeto foi assinado pelo TJAM e o CIEE no último mês de fevereiro. A parceria facilitará o acesso de adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou em cumprimento de medidas socioeducativas a cursos profissionalizantes e a postos de trabalho, na condição de menores aprendizes, como parte do projeto “Novos Rumos”.

Pela parceria, os jovens, contratados por empresas privadas dentro da chamada Cota Social serão capacitados pelo CIEE e exercerão suas atividades práticas no TJAM, atuando em tarefas administrativas. Eles foram recebidos para entenderem como é o funcionamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, qual a função do Judiciário, receberam noções de processo judicial, profissionalização e relacionamento interpessoal no trabalho, além de conhecerem os setores que atuarão”, explicou a diretora da Eastjam, Wiulla Garcia.

Dois dos menores aprendizes irão atuar na Vara de Execução de Medidas Socioeduativas; dois no Juizado da Infância e Juventude Infracional e um passará a atuar no Setor de Protocolo do TJAM.

Participaram da acolhida aos cinco adolescentes, representantes da Divisão de Planejamento Estratégico, do Juizado da Infância e Juventude Infracional, Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e Escola de Aperfeiçoamento do Servidor.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *