A ação contará com a parceria do Centro Universitário Fametro, que vai ceder o espaço para a realização das audiências e disponibilizará alunos do último período do curso de Direito.
O 3º Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai realizar na sexta-feira (6) um mutirão de conciliação com mais de 100 audiências pautadas e que reunirá consumidores e grandes litigantes. Entre eles, bancos, companhias de telefonia celular, serviços de internet e concessionárias de água e energia. Nesta terça-feira (2), cerca de cinquenta universitários passaram por treinamento para atuarem como conciliadores durante a ação. Eles são acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Fametro, que através do Núcleo de Práticas Jurídicas estará atuando como instituição parceira da atividade.
“O mutirão vai nos permitir antecipar essas audiências em pelo menos seis meses. A grande beneficiada é a sociedade, que consegue ter a justiça de forma mais rápida e eficiente. É preciso buscar alternativas para garantir a efetividade dos princípios como dignidade humana, da celeridade processual e do acesso à justiça”, destacou o juiz Luís Cláudio Chaves, que está respondendo cumulativamente pelo 3º JEC.
O magistrado explica que serão dois horários de audiências: de 8h30 às 10h30 e de 10h30 às 12h30, com 50 audiências em cada horário.
“Nós ficamos muito honrados em poder contribuir efetivamente com essa prestação de serviços à comunidade. Uma forma de fazer retornar à sociedade aquilo que os alunos vieram buscar na instituição. É o conhecimento sendo colocado em prática”, destacou a reitora da Fametro, Maria do Carmo Sefair.
Lincy Parente, que está no último ano do curso de direito da Fametro e participou do treinamento realizado nesta quarta-feira, destaca a importância da atividade para a sua formação. “Eu vejo como grande oportunidade de praticarmos o Direito. Uma forma de colocar em prática o conhecimento teórico que vínhamos acumulando durante todos esses anos. Só temos a agradecer ao Tribunal de Justiça do Amazonas e à Fametro pela iniciativa”, afirmou a universitária.
As audiências de conciliação serão realizadas no novo prédio da Fametro, localizado na Av. Constantino Nery, nº 3000, Chapada.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!