Na quinta-feira, a juíza Articlina Guimarães destacou a importância de se ampliar as orientações a respeito do tema.
A juíza titular da 2ª Vara Especializada de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, Articlina Oliveira Guimarães, foi convidada a falar aos internautas do portal G1 Amazonas, na tarde desta quinta-feira (16), sobre as ações de sensibilização pelo passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será neste sábado (18).
A magistrada falou, entre outros assuntos, dos números de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Manaus, que chegaram a 686 em 2017 e a 809 casos em 2018, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Conforme a juíza Articlina, esse aumento no decorrer dos anos, foi um dos motivos que levaram o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) a reforçar o atendimento neste área, implantando a 2ª Vara Especializas em Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ela também enfatizou a importância da população denunciar, pelo disk 100, situações que possam ser consideradas como enquadradas nesses tipos de crime.
Sobre as ações que começam nesta sexta-feira (17), a juíza Articlina disse que é uma realização da Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ), que tem à frente a juíza Rebeca de Mendonça Lima, e da 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes do TJAM. “As atividades se estenderão até o dia 23, com o reforço das orientações sobre o tema e haverá ações em parceria com escolas da rede pública. Está programado um concurso de produção de texto, de vídeo, de cartaz ou desenho e, ainda, ações de panfletagem nas escolas, dentre outras atividades”, destacou a magistrada.
A entrevista foi conduzida pela jornalista Izabella Pina. Ao finalizar, a juíza fez um convite à sociedade para que prestigie a semana de orientação sobre o tema, cuja abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no hall de entrada do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona Sul da capital.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!