Realizada de forma virtual em razão da pandemia, as ações incluem publicações nas redes sociais e vídeos temáticos sobre a saúde do homem.

O Subcomitê de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas está realizando uma campanha de orientação alusiva ao “Novembro Azul”, ação que busca ressaltar a necessidade de cuidados relativos a doenças que afetam os homens, com ênfase na importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Realizada de forma virtual em razão da pandemia, as ações incluem publicações nas redes sociais e vídeos temáticos sobre a saúde do homem, disponibilizados no canal do Tribunal na plataforma YouTube.

“O objetivo é promover a conscientização masculina para os cuidados específicos da saúde do homem de forma integral”, explica a psicóloga Sandra Desideri, da Divisão de Serviços Médicos do TJAM, e que integra o subcomitê.  Ela explica que foi organizada uma programação semanal de vídeos sobre o assunto, no canal do TJAM no YouTube, cujos links serão divulgados na Intranet e demais canais internos de comunicação do Tribunal.

O primeiro vídeo da campanha no âmbito do Judiciário amazonense foi publicado no YouTube na quinta-feira (12) e pode ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=kNeacKpvqbc&frags=pl%2Cwn. Nele, o subcomitê – que é presidido pelo desembargador Elci Simões e coordenado pelo juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues – em parceria com a equipe de produção da Divisão de Divulgação e Imprensa buscou orientar para a importância dos homens superarem o tabu sobre o exame de próstata, a partir de depoimentos dos próprios servidores, como o do sargento Nunes Amorim, que aparece falando sobre o tema com os soldados da guarnição.  “Esse mês é direcionado para os homens. Nós, homens, temos que nos cuidar mais, procurar um médico, porque doenças surgem toda hora e a gente não tem o hábito de procurar um especialista. Então, vamos aproveitar esse mês e procurar um médico e nos cuidar para que tenhamos mais qualidade de vida”, ressalta o sargento no vídeo.

O TJAM investiu também no alcance das redes sociais, como Instagram e Facebook, e desde o início do mês vem publicando cards informativos, inclusive acompanhando a campanha proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A fachada do edifício-sede do Tribunal também ganhou uma iluminação especial, na cor da campanha, marcando a adesão institucional ao movimento.

É preciso se cuidar

Os cards publicados no Instagram e Facebook do TJAM informam que, segundo o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que em 2020 serão diagnosticados um número de 65.840 novos casos de câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum entre os homens no Brasil.  O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sandra Bezerra

Revisão de texto: Joyce Tino
 tjamweb@gmail.com

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *